Uma pesquisa interna recente, às cegas, de CIOs, CTOs, diretores de TI, administradores de TI e desenvolvedores de clientes do IBM Power nos diz que suas principais estratégias de negócios giram em torno da melhoria dos processos de negócios em tempo real — usando a tecnologia de maneiras mais inovadoras para obter uma vantagem competitiva e proteger melhor suas informações. [1] Outros objetivos principais incluem garantir um custo total de propriedade superior, melhorar o desempenho de seus sistemas, aumentar a automação para mais produtividade e aprimorar a eficiência energética dos data centers.
É bem sabido (mas vale a pena reiterar) que o IBM Power é projetado para cargas de trabalho de missão crítica que exigem disponibilidade, confiabilidade, segurança e desempenho superiores. Em outras palavras, é o motor que alimenta os negócios dos nossos clientes.
Com base em um ano forte impulsionado pela inovação do Power10, estamos redobrando nosso compromisso de ajudar as empresas a se modernizarem com esse poderoso mecanismo em 2023. Faremos isso de forma ágil ao longo do ano, desbloqueando velocidade e inovação com experiências de nuvem híbrida sem atrito, entregues em novos e aprimorados modelos de consumo flexível, mitigando o risco de resiliência empresarial com controles de nuvem e proteção de dados otimizados para os setores mais regulamentados e ajudando a economizar custos com sistemas cada vez mais eficientes em termos de energia.
Além disso, devemos aos nossos clientes e parceiros demonstrar que ouvimos onde eles mais precisam de ajuda e querem mais inovação. Para isso, estamos priorizando nosso foco e investimentos em 2023 em quatro áreas críticas para acelerar os imperativos de transformação digital dos nossos clientes. Estou animado para compartilhar isso abaixo, além de vários recursos e inovações significativas para este trimestre, dos quais nossos clientes e parceiros podem começar a se beneficiar.
Inovar recursos essenciais para cargas de trabalho de negócios principais
Em 2023, estamos comprometidos em continuar investindo estrategicamente em três ambientes operacionais no IBM Power: AIX, IBM i e Linux.
Por exemplo, acabamos de lançar a capacidade de integrar AIX e Linux no Power Virtual Server com o IBM Cloud Hyper Protect Crypto Services. O IBM Cloud Hyper Protect Crypto Services é uma solução 3 em 1 que fornece às empresas o seguinte:
Um serviço de gerenciamento de chaves de nuvem híbrida de locatário único
Um Módulo de Segurança de Hardware (HSM) na nuvem
Orquestração de chaves multicloud com Unified Key Orchestrator (parte do Hyper Protect Crypto Services)
O IBM Cloud Hyper Protect Crypto Services permite que os clientes controlem suas chaves de criptografia de dados em nuvem (DEKs) e o Cloud Hardware Security Module. Construído na tecnologia LinuxONE, o serviço é executado em um enclave seguro para que ninguém — incluindo administradores de nuvem — possa acessar as chaves de outro usuário.
Separadamente, para ajudar clientes de pequeno a médio porte a executar cargas de trabalho principais no Oracle Database Standard Edition 2 (SE2) a maximizar seus investimentos, estamos lançando um módulo de chip duplo de 24 núcleos no IBM Power S1014. Com o S1014 executando o Oracle Database SE2, os clientes podem aproveitar a melhor confiabilidade e segurança da categoria [2] e reduzir o custo total do aplicativo por instância de banco de dados em até 33% em comparação com os processadores escaláveis Xeon de 4ª geração da Intel, o que pode levar a uma redução no número geral de servidores necessários para melhorar a sustentabilidade. [3]
Cresça com SAP HANA on Power
Com segurança de ponta a ponta, tempo de atividade máximo e confiabilidade, incluindo mais de 99,999% de disponibilidade , RAS de memória 2x melhor do que DIMMs de 2666-3200 MHz geralmente disponíveis [4] e até 2,5x melhor desempenho por núcleo do que servidores x86 comparados [5], o IBM Power continua a se destacar na execução de cargas de trabalho SAP HANA maiores do que 6 TB para as necessidades de infraestrutura dos clientes. Quando a Bosch mudou suas soluções SAP do Power9 para o Power10, viu uma redução de 20% no uso de energia e até 75% de melhoria no desempenho.
Para dar suporte a pequenas e médias empresas, em particular, a IBM está expandindo nossa oferta SAP HANA no Power10, disponibilizando agora pacotes de 2 a 6 TB escaláveis e de alto desempenho , juntamente com serviços de valor agregado para atender aos requisitos de carga de trabalho de nossos clientes.
Todo o portfólio Power10 — tudo agora suportado pelo SAP HANA, incluindo seus servidores de 2 soquetes e de médio porte — agora também inclui Live Partition Mobility com memória persistente virtual. Esse recurso foi projetado para reduzir o tempo de inatividade movendo dinamicamente as cargas de trabalho do SAP entre os sistemas, ao mesmo tempo em que permite a reinicialização rápida do SAP HANA.
Liderando o mercado com instâncias escaláveis SAP HANA OLAP de 40 TB [6], o IBM Power foi projetado para dar suporte às cargas de trabalho das empresas durante toda a sua jornada de crescimento. Além disso, o IBM Technology Lifecycle Services fornece suporte e serviços durante todo o ciclo de vida da solução. Isso inclui serviços de design e implementação para ajudar os clientes a implementar virtualização flexível e gerenciamento de capacidade para dar suporte aos requisitos de negócios e KPIs SAP, suporte proativo para resolução e prevenção de problemas e serviços de otimização para permitir que os clientes analisem e ajustem o SAP HANA no Power, armazenamento e software para desempenho otimizado.
Modernização bancária e industrial
Hoje, uma arquitetura baseada em nuvem híbrida aberta oferece às instituições financeiras a flexibilidade necessária para inovação empresarial e melhores experiências para os clientes, ao mesmo tempo em que aborda questões de segurança e custo.
Uma maneira pela qual estamos ajudando bancos e organizações financeiras a acelerar suas transformações digitais é expandindo nossa parceria de mais de 20 anos com o Temenos Group AG , um líder no Quadrante Mágico™ da Gartner® de 2022 para o Core Banking de Varejo Global.[7] Em breve, os clientes poderão modernizar suas cargas de trabalho do core banking do Temenos Transact utilizando o Red Hat OpenShift no Power10. Juntos, o Temenos Transact em execução no IBM Power10 com o Red Hat OpenShift estabelece a base para que as instituições financeiras inovem com maior velocidade e agilidade, enfrentem rapidamente o desafio da concorrência disruptiva, fiquem à frente das ameaças à segurança cibernética e até mesmo abordem o uso de energia.
Para dar ainda mais suporte à jornada de modernização dos nossos clientes com nuvem híbrida e impulsionar maior produtividade e agilidade, fizemos uma parceria com a IBM Consulting para oferecer serviços de atualização, migração e operação do core banking do Temenos Transact no IBM Power com Red Hat OpenShift como uma solução OPEX do tipo SaaS no local para clientes.
Maior flexibilidade com serviços de assinatura e Power as a Service
Como a lacuna de habilidades continua a deixar as equipes de TI com falta de pessoal, estamos implementando práticas e ferramentas de desenvolvimento modernas para todo o ciclo de vida do aplicativo IBM Power.
Em um esforço para oferecer às empresas mais flexibilidade, nossa ferramenta de desenvolvimento e modernização de aplicativos IBM i Modernization Engine for Lifecycle Integration (Merlin) agora está disponível como uma oferta de assinatura para ajudar a otimizar o ERP. Ao criar aplicativos no IBM i com Merlin , os desenvolvedores podem acessar a conversão automatizada de RPG de formato fixo para formato livre, protocolos de segurança integrados e processos de desenvolvimento modernos e ferramentas amplamente disponíveis no setor, como Git e Jenkins. O Merlin estabelece a base para provisionamento mais rápido, aplicativos modernizados, tempo de lançamento no mercado reduzido e um único pipeline de DevOps. Este é o primeiro de muitos novos recursos flexíveis de consumo, assinatura e como serviço que planejamos entregar este ano.